quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

contexto socio-cultural

Cabo Verde é um país africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, Senegal.


Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975.

Como se reproduzem as Tartarugas Marinhas?

. A fecundação é interna; as fêmeas são capazes de produzir a guardar um grande número de ovos;
.A fêmea põe aproximadamente 100 a 500 ovos por época de reprodução em várias posturas;
O período de eclosão dos ovos é de cerca de 50 dias;

.Estima-se que 1 a 2 crias em cada mil ovos sobrevivem até a idade adulta.

Tartaruga (Lepidochelys Olivacea)




As observações dessa espécie limitam-se a indivíduos mortos ou doentes nas praias de Boa Vista e Sal. É a menos estudada das tartarugas marinhas. Atinge 1 m de comprimento e vive em pequenos grupos em baías rasas e próximas das costas.

Tartaruga Parda (Dermochelys Coríacea)




Não é muito frequente nas praias de Cabo Verde; contudo, já se observam indivídios nas ilhas de Boa Vista, Santa Luzia, Santo Antão, Santiago e S. Nicolau. É a maior das espécies, chegando a pesar 800 kg e medir 2 m de comprimento.

Tartaruga de Casco levantado (Eretmochelys imbricata)

Tartaruga de Casco levantado (Eretmochelys imbricata)






Localizam-se juvenis nas ilhas de Maio e Boa Vista, principalmente nas formações coralinas na parte norte das ilhas. Pela beleza do seu casco é muito perseguida e caçada para confecção de pentes e objectos de artesanato. Atinge 90 cm de comprimento.